Património

Talha em cerâmica estampilhada e suporte

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (CR/ET/0067) (CR/ET/0069)
DesignaçãoTalha em cerâmica estampilhada e suporte
CronologiaSéc. XII-XIII
Dimensões(1) 70,5 cm altura; 59 cm largura; 28 cm diâmetro boca; 16,5 cm altura; 23 cm diâmetro máximo
DescriçãoGrande talha em cerâmica e suporte, fabricados com pasta amarelada-acinzentada. A talha tem bordo envasado com lábio de secção quadrangular, colo troncocónico invertido, corpo piriforme invertido, duas asas de aleta com apêndice superior no ombro e base convexa. A superfície exterior é parcialmente revestida, no colo e na parte superior do corpo, com vidrado verde. Ostenta decoração estampilhada realizada com pequenos carimbos sobre o barro fresco. Os motivos decorativos do colo e do corpo estão organizados em bandas horizontais e são de teor vegetalista, caligráficos e arquitectónicos (arcos em ferradura). Os apêndices das asas também são decorados com florões rodeados por quatro motivos circulares. O suporte apresenta um corpo cilíndrico formado por um pé muito alto que suporta um prato, no fundo do qual foi feito um orifício que comunica com um pequeno bico. O corpo apresenta duas aberturas de forma rectangular, com uma depressão em forma de triângulo invertido na aresta superior. Tal como a talha, apresenta vestígios de revestimento a vidrado verde e decoração estampilhadas. As duas peças foram encontradas nas escavações na alcáçova do castelo de Mértola.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, , "Talha. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 150; Idem, "Talha", in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Idem, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 163; Cláudio Torres et al., "Técnicas e utensílios de conservação dos alimentos na Mértola Islâmica", Arqueologia Medieval, 4, 1996, pp. 207, 211-213; Abdallah Khawli, "Arcos estampilhados da cerâmica islâmica de Mértola", Arqueologia Medieval, 3, 1994, p. 135.
Linkshttp://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01;12;pt


Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 163;
Images