Património

Talha em cerâmica estampilhada

LocalMrtola / Mrtola
OrigemMrtola
Entidade TitularMuseu de Mrtola (CR/ET/0072)
DesignaçãoTalha em cerâmica estampilhada
CronologiaSéc. XII-XIII
Dimensões59 cm altura; 48 cm largura máxima
DescriçãoTalha em cerâmica de pasta clara. O colo encontra-se totalmente mutilado, restando apenas o corpo, de forma ovóide. A parte superior da superfície do corpo apresenta uma rica composição decorativa estampilhada, organizada em bandas horizontais separadas por cordões incisos, com motivos fitomórficos, geométricos e epigráficos (repetindo a palavra "baraka", benção), cujo simbolismo remete para o apelo de protecção divina. Esta peça foi encontrada na Alcáçova do Castelo de Mértola.
BibliografiaSusana Gómez Martínez, "Talha para água", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos do Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 82; Idem, Cerámica Islámica de Mértola: producción y comercio, Madrid, Servicio de Publicaciones de la Universidad Complutense de Madrid, 2006 (online), p. 1447.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Susana Gómez Martínez, "Talha para água", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos do Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 82;
Images