Património

Castelo de Castro Marim

LocalCastro Marim / Castro Marim
DesignaçãoCastelo de Castro Marim
CronologiaSéc. VIII a.C. (muralha primitiva)
DescriçãoO povoamento no Cerro do Castelo, onde se construiu o castelo medieval de Castro Marim, remontará ao final da Idade do Bronze. Por volta do séc. VIII a. C., construiu-se a primeira muralha defensiva identificada no recinto do castelo. Durante o período romano, visigótico e bizantino, a povoação continuou a exercer uma função estratégica fundamental. A planta quadrangular do recinto amuralhado, com torres de canto semicilíndricas, é considerado por Cláudio Torre como volumetricamente decorrente da tradição bizantino-emiral. Porém, não existem indícios arqueológicos suficientes para provar essa origem das muralhas de Castro Marim. Aliás, regista-se uma ausência de vestígios materiais de ocupação islâmica, embora a localização da fortificação indicie que, durante este período, Castro Marim terá continuado a exercer um importante papel enquanto ponto de vigia sobre o Guadiana e o litoral. Afinal, o Cerro do Castelo constituía o recinto fortificado central de um forte sistema defensivo que dominava as duas margens da ribeira de Beliche, o qual era completado por outros dois castelos de menor dimensão, Correntezas e Lagartixas, que serviriam de atalaias. Associadas a este sistema defensivo, encontram-se os povoamentos rurais das alcarias da Arraia (a c. 500 m do sítio da Outra Banda), do Marroquil e de Corte do Gago. A conquista cristã fez com que a importância estratégica de Castro Marim fosse reforçada. No final do séc. XIII, o sistema defensivo é reformulado e sofre uma nova reconstrução durante o reinado de D. Manuel.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 188; Helena Catarino, “Castelos Muçulmanos do Algarve”, Noventa Séculos entre a Serra e o Mar, Lisboa, IPPAR, 1997, p. 454; Helena Catarino, "Castelos e território omíada na kura de Ocsonoba", Mil Anos de Fortificações na Península Ibérica e no Magreb (500-1500). Actas do Simpósio Internacional sobre Castelos, Lisboa, Edições Colibri / Câmara Municipal de Palmela, 2002, p. 40; Helena Catarino, "O Algarve Oriental durante a ocupação islâmica. Povoamento e recintos fortificados", Al-'Ulyã, 6, vol. I, pp. 227-228; Maria da Conceição Moreira, Apontamentos históricos sobre Castro Marim, 1978; João de Almeida, Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses, Lisboa, 1948; Valdemar Coutinho, Dinâmica defensiva da costa do Algarve. Do período islâmico ao século XVIII, Portimão, 2001; Natércia Magalhães, Algarve – Castelos, Cercas e Fortalezas, Faro, 2008.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70377/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2825



Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da imagem: Valdemar Coutinho, Castelos, Fortalezas e Torres, Faro, Algarve Em Foco Editora,1997, pp. 35-36;
Images