Património

Ponteira de bainha de adaga em bronze

LocalBarrancos / Barrancos
OrigemNoudar
Entidade TitularMuseu Municipal de Barrancos (N-Ext/F-001)
DesignaçãoPonteira de bainha de adaga em bronze
CronologiaSéc. XII-XIII
Dimensões6,6 cm altura; 4,5 cm largura; 1,2 cm espessura
DescriçãoPonteira em bronze destinada a proteger a bainha de couro da ponta aguçada da adaga. A peça é decorada em ambas as paredes com dois arcos em ferradura geminados e, na parte superior, por uma sucessão de triângulos. Apresenta igualmente uma série de finas incisões e denticulados destinados a servir de encaixe às linhas de cosedura do couro. A decoração faz desta ponteira uma das mais interessantes deste período encontradas na Península Ibérica. Esta peça foi encontrada em 1991, durante a abertura de uma vala no exterior do Castelo de Noudar.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, pp. 175; Miguel Luís Vieira Rego, "Ponteira da bainha de adaga. Bronze", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 225; Miguel Rego, “A ocupação islâmica de Noudar", Arqueologia Medieval, n.º 8, 2003, pp. 78-79.
Categoria(s)Vida militar Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Cláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, pp. 175;
Images