Património

Matadouro Municipal de Faro / Biblioteca Municipal de Faro

LocalFaro / Faro
DesignaçãoMatadouro Municipal de Faro / Biblioteca Municipal de Faro
Cronologia1899
DescriçãoEdifício de arquitectura revivalista neo-árabe, foi construído para servir de matadouro municipal tendo sido convertido a biblioteca municipal (inaugurada em 2001). Apresenta uma planta quadrangular de piso único que se desenvolve em torno de um pátio central. A fachada principal destaca-se pela intensa policromia. A inspiração mudéjar encontra-se patente nos vãos emoldurados com arcos em ferradura e nos elementos decorativos que adornam o edifício. Essa influência tem paralelo noutros edifícios construídos no Algarve em finais do século XIX e inícios do século XX, nomeadamente no de origem homóloga em Silves, Antigo Matadouro, hoje sede do Centro de Estudos Luso-Árabes.
Autor(es)Guilherme Cardoso
BibliografiaMaria da Conceição Amaral, Caminhos do Gharb – Estratégias de interpretação do património islâmico no Algarve: o caso de Faro e de Silves, Faro, Comissão de Coordenação da Região do Algarve, 2002, p. 65.
Linkshttp://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4504



Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da imagem: Maria da Conceição Amaral, Caminhos do Gharb – Estratégias de interpretação do património islâmico no Algarve: o caso de Faro e de Silves, Faro, Comissão de Coordenação da Região do Algarve, 2002, p. 65.
Images