Património

Porta do Paço Episcopal ou Porta Moçárabe

LocalCoimbra / Coimbra
DesignaçãoPorta do Paço Episcopal ou Porta Moçárabe
CronologiaSéc. XII
DescriçãoEntre 1128 e 1131, o bispo D. Bernardo mandou construir a nova igreja de São João, que veio substituir o templo pré-românico. Terá sido por esta época que foram edificadas as primeiras estruturas do paço episcopal. Num pano de muralha que deixou de ser visível com a construção do Paço, encontra-se uma pequena porta dupla, com os dois arcos em ferradura afrontados emoldurados por um alfiz e sobrepujados por uma sequência de merlões à moda de quinhentos. Há a hipótese desta porta ter pertencido ao amuralhamento que rodeava a cidade alta. Porém, a forma como é talhada e organizada a silharia e o assentamento dos arcos nas ombreiras, sem saimeis, indicia que a porta tivesse sido construída já após a conquita de Coimbra pelas tropas cristãs, em 1064. A construção de uma obra formalmente próxima à arquitectura almoada numa cidade já cristã, revela a permanência de uma forte comunidade moçárabe em Coimbra e o emprego de canteiros mouriscos ou mudéjares nas obras da cidade.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 75; Cláudio Torres, “Porta do Paço Episcopal”, in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Nelson Correia, Coimbra e Região, Lisboa, 1987; Virgílio Correia e Gonçalves Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Cidade de Coimbra, vol. 2, Lisboa, 1947; Santiago Macias et al., Terras da Moura Encantada, 1999; Pedro Dias, Coimbra – guia para uma visita, Coimbra, 2003; João Varandas, "Projectos & Estaleiros, Conservação e Restauro do Arco Pequeno de Almedina, Porta de Barbacã", Revista Pedra & Cal, n.º 27, Julho-Set. 2005, p. 32; A. F. Martins, "A Porta do Sol, contribuição para o estudo da cerca medieval coimbrã", Biblos, vol. XXVII, 1951, pp. 321-359.
Links
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2632
http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70317/
http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/69864/
http://www.discoverisla



Categoria(s)Arquitetura Legado Moçárabe
ComentáriosOrigem da imagem: Cláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 75;
Images