Local | Mértola / Mértola |
---|
Origem | Mértola |
---|
Entidade Titular | Museu de Mértola (CR/CS(P)/0015) |
---|
Designação | Copo com decoração epigráfica em corda seca parcial |
---|
Cronologia | Sécs. XI-XII |
---|
Dimensões | 10,2 cm altura; 13 cm largura; 9,1 cm diâmetro boca; 5,3 cm diâmetro base |
---|
Descrição | Copo de cerâmica fabricada com pasta amarelada pouco compacta. Apresenta um corpo bitroncocónico com carena baixa, bordo envasado biselado, boca circular, base convexa com pé anelar e uma asa vertical de secção ovalada. A decoração usa a técnica da corda seca parcial, baseando-se num motivo caligráfico contornado a linha de manganês e preenchido com vidrado verde. A inscrição usa caracters cúficos. Nela lê-se: "baraka kamila [wani]ma sa[mila]" ("bendição completa e felicidade total"). Esta peça foi encontrada nas escavações da alcáçova do castelo, num contexto de peças de cerâmica dos séculos X e XI. Porém, a pasta e a técnica decorativa enquadram-na no século XII, no perÃodo de transição entre o mundo omÃada e os impérios africanos. A pasta clara, de matriz calcária, não é natural da região, sendo possivelmente o caso de uma peça importada.
|
---|
Bibliografia | Susana Gómez MartÃnez, "Taça com inscrição", in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Idem, "Copo com decoração epigráfica em corda seca parcial. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 90; Idem, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 112; Idem, "Mértola e as rotas comerciais do Mediterrâneo no PerÃodo Islâmico", Arqueologia Medieval, n.º 11, 2010, pp. 46-47; Idem, A cerâmica em corda seca de Mértola, Mértola, 2002.
|
---|
Links | http://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01;46;pt
|
---|
Categoria(s) | UtensÃlios |
---|
Comentários | Origem da imagem:
“Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 112;
|
---|
Images | |
---|