Descrição | Tigela em cerâmica, fabricada com pasta branca amarelada ou rosada porosa. Tem bordo biselado, corpo semi-ovalado levemente carenado e base convexa com pé anelar diagonal. Na face exterior, é revestida com um vidrado melado esverdeado. Interiomente, é decorada com a técnica de corda seca total em branco, verde e melado. O motivo decorativo central é uma corça ou antÃlope em posse estática frente a elementos vegetalistas e encerrado num cÃrculo, circundado por um friso de palmetas digitadas. A peça foi descoberta em 1980, nas escavações no criptopórtico da alcáçova do castelo de Mértola. Ao nÃvel formal e decorativo, tem paralelos com cerâmica encontrada em Málaga e Almeria, possivelmente local de origem da peça. O motivo decorativo central, a corça, é pouco habitual no repertório zoomórfico da cerâmica, porém, encontra-se em bronzes provenientes de Madinat al-Zahra.
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Bibliografia | Cláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, CÃrculo de Leitores, 1998, pp. 158-159; Susana Gómez MartÃnez, “Tigela”, in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Idem, "Tigela do corço. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 100; Idem, “Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2001, p. 125; Cláudio Torres, Cerâmica Islâmica Portuguesa. Catálogo, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1987, n.º 85; Susana Gómez MartÃnez, A cerâmica em corda seca de Mértola, Mértola, 2002; Idem e Cláudio Torres, "Le vert et le brun au Portugal", Le Vert et le Brun de Kairouan à Avignon, céramiques du Xe au XVe siècle. Catalogue de la exposition, Marseille, 1995, pp. 98-102; Cláudio Torres, "Um lote cerâmico da Mértola Islâmica", I Congresso de ArqueologÃa Medieval Española, t. IV, Zaragoza, 1986, pp. 193-228.
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