Descrição | Tigela de cerâmica, fabricada com pasta amarelada pouco compacta. Apresenta um bordo extrovertido com pequena aba horizontal, corpo hemisférico e base convexa com pé anelar alto. Revestida com vidrado quase transparente na face exterior e decorado com com vidrado polÃcromo em branco, verde, manganés e amarelo na face interior. O motivo decorativo central retrata uma cena de caça, na qual um galgo e um falcão atacam em simultâneo uma gazela. Encontrada nas escavações na alcáçova do castelo de Mértola. A sua origem divide opiniões. A decoração é similar a peças oriundas de vários pontos do Mediterrâneo Ocidental, como Denia, Mallorca, Cartagena, Pisa ou Kairowan. Contudo, a análise da pasta aponta para uma possÃvel procedência do sul da PenÃnsula Ibérica.
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Bibliografia | Cláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, CÃrculo de Leitores, 1998, pp. 160-161; Susana Gómez MartÃnez, "Tigela" in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Idem, "Tigela com cena de caça. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 100; Idem, "Catálogo da cerâmica", Museu de Mértola. Arte Islâmica, Mértola, pp. 108-109; Cláudio Torres, Cerâmica Islâmica Portuguesa. Catálogo, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 1987, n.º 79; Susana Gómez MartÃnez, "La cerámica de verde y morado de Mértola", Arqueologia Medieval, 3, 1994, p. 130; Idem e Cláudio Torres, "Le vert et le brun au Portugal", Le Vert et le Brun de Kairouan à Avignon, céramiques du Xe au XVe siècle. Catalogue de la exposition, Marseille, 1995, p. 102;
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