Património

Ermida de São Sebastião

LocalAlvito / Alvito
DesignaçãoErmida de São Sebastião
CronologiaFins séc. XV - inícios séc. XVI
DescriçãoEdifício de planta longitudinal, composto por dois rectângulos justapostos: a nave e a capela-mor. Característico do tardo-gótico alentejano de forte cunho mudéjar. Essa influência é visível na fachada, nos contrafortes em tronco de cone, com pináculos piramidais sobre acrotérios prismáticos e rematada por merlões chanfrados. Tal confere-lhe um cariz de templo fortificado típic do manuelino-mudéjar alentejano. Proximidade em relação às ermidas de São Brás de Évora e Santo André de Beja.
BibliografiaTúlio Espanca, Inventário Artístico de Portugal – Distrito de Beja, Lisboa, 1993; Luís de Pina Manique, A Arte Manuelina da Arquitectura de Alvito – séculos XVI a XVII, Alvito, 1999; António João Feio Valério, Alvito: o espaço e os homens (1251-1640) – subsídios para a história de uma vila alentejana (texto policopiado, tese de mestrado), Lisboa, 1993; Pedro Dias, A arquitectura manuelina, Vila Nova de Gaia, 2009.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74806/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=297



Categoria(s)Arquitetura Culto religioso
ComentáriosOrigem da Imagem: https://www.google.pt/search?q=Ermida+de+S%C3%A3o+Sebasti%C3%A3o+Alvito&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwipzISk8vfWAhXF7BQKHYGnDNEQ_AUICigB&biw=911&bih=392#imgrc=AzpBcQPLHmRe5M:
Images